tarefa 12 min
A natureza em mudança do trabalho e das competências na era digital
Há trabalhos que há 20 anos não eram imagináveis, como assistente virtual, youtuber, desenvolvimento de aplicações.
Ao mesmo tempo, outros empregos quase desapareceram.
O relatório European Comisson (UE) “A mudança da natureza do trabalho e das competências na era digital”, oferece uma análise baseada em evidências do impacto da tecnologia nos mercados de trabalho e nas competências.
O relatório fornece novos estudos e dados para a UE sobre:
Descreve:
Principais conclusões:
As novas tecnologias reformularão milhões de postos de trabalho na UE:
As competências digitais e não cognitivas (comunicação, planeamento, trabalho em equipa, …) são cada vez mais necessárias para aproveitar oportunidades de emprego emergentes:
A tecnologia é um motor chave de novas formas de trabalho:
O panorama do emprego está a evoluir de forma diferente em toda a UE, alargando o fosso entre as regiões:
Fonte: https://ec.europa.eu/
Ler mais: Changing nature work
De acordo com o CEDEFOP, espera-se que 90% dos postos de trabalho exijam algum tipo de competências em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), e hoje a falta de oferta de mão de obra com competências em TIC é um desafio na Europa, com 700.000 vagas descobertas até 2015. Além disso, juntamente com o aumento do desemprego, as diferenças entre a oferta e a procura de mão de obra continuam a ser elevadas, ao mesmo tempo que surgem novas formas de trabalho (crowdfunding, crowdsourcing, bancos de horas, voluntariado on-line).
O inquérito europeu sobre competências e empregos da Cedefop revelou que cerca de 43% dos trabalhadores adultos da UE experimentaram recentemente novas tecnologias no trabalho, como a introdução de máquinas e sistemas de TIC. Cerca de sete em cada dez trabalhadores da UE exigem, pelo menos, competências digitais moderadas para fazerem o seu trabalho.
A rápida digitalização e a disseminação de novas tecnologias, como a Internet das coisas, a robótica e a Inteligência Artificial estão a criar perturbações generalizadas nos mercados de trabalho da UE, incluindo o risco de perda de postos de trabalho para algumas profissões devido à automação.
Mas o progresso tecnológico também está a oferecer oportunidades para uma transformação acentuada na maioria dos empregos e modelos de negócio, incluindo uma dependência crescente do trabalho de plataformas independentes ou online, melhoria da antecipação de competências e capacidades de correspondência e diagnósticos melhorados com a ajuda de Big data e tomada de decisão algorítmica.
Um desenvolvimento tecnológico sem precedentes também terá impacto nas necessidades de competências e, por conseguinte, representará exigências significativas tanto na formação profissional inicial como na formação profissional contínua, a fim de permitir a requalificação e a upskilling dos indivíduos. Como revelado pela sondagem do Cedefop ESJ, um em cada cinco (21%) os trabalhadores adultos na Europa consideram muito provável, e 27% moderadamente provável, que as suas competências sejam ultrapassadas a médio prazo.
A mudança tecnológica abrangente suscitou incertezas entre os trabalhadores em toda a Europa. Algumas previsões preveem que quase metade de todos os postos de trabalho em economias avançadas podem potencialmente ser automatizados, e 72% dos cidadãos da UE temem que os robôs possam “roubar o emprego das pessoas”. O inquérito europeu sobre competências e empregos da Cedefop acrescentou pormenores às teorias: 43% dos trabalhadores adultos em toda a UE reportaram que as tecnologias que utilizam no local de trabalho mudaram nos últimos cinco anos, enquanto 47% viram alterações nos seus métodos ou práticas de trabalho.
“Inteligência artificial ou humana?” é uma pesquisa do Cedefop que mostra que a automação e a inteligência artificial não destroem necessariamente, mas sim transformam empregos. As pessoas, as empresas e os mercados de trabalho terão de adaptar-se e adquirir novas competências, permitindo-lhes cooperar com as máquinas.
A oferta de educação e formação terá de oferecer competências e competências “compatíveis com robôs”, misturando competências profissionais específicas com competências-chave como o empreendedorismo e a aprendizagem para aprender. Os decisores políticos devem determinar como enquadrar esta transformação contínua, garantindo que ninguém seja deixado para trás à medida que novos métodos de trabalho são introduzidos.
Fonte: https://www.cedefop.europa.eu/
Ler Mais: Artificial or human intelligence
© 2021, StartingUp4Inclusion. All Rights Reserved.