Uma grande tendência de profissão do futuro são os professores online. O ensino a distância (EAD) tende a expandir-se nos próximos anos com o avanço da tecnologia, e os professores começaram a utilizar o modelo de sala de aula virtual que possibilita um maior alcance de alunos. É uma grande aposta para aumentar os ganhos dos profissionais que vivem de transmitir conhecimento.
O mercado de criação de cursos online está cada vez mais especializado e disseminado, existindo várias ferramentas que possibilitam criar cursos online e obter fins monetários dos mesmo. Tomando como exemplo o sistema de autoria myIcourse, uma ferramenta onde é possível criar e gerir uma faculdade (pública ou privada) com opção de ensino grátis ou pago. Dentro desta é possível criar e gerir turmas, cursos cadeiras, alunos e professores.
Os professores/formadores online serão sem dúvida uma profissão do futuro. Ultimamente temos assistido a uma revolução tecnológica muito grande, com grande parte do trabalho sendo realizado a distância. Esta revolução tecnológica ensinou muitos professores a utilizarem uma metodologia inovadora. Assim conseguimos dar um passo no avanço da tecnologia e a sua utilização diária para o ensino.
Acredito que existem várias profissões que podem ser adaptadas de modo a que pessoas com deficiência sejam incluídas e consigam ter uma rotina como outra qualquer pessoa com as normais capacidades.
Obrigado pela tua partilha Mónica.
As profissões não necessitam de ser adaptas, uma vez que existe muitas profissões que jovens com dificuldade poderiam desemprenhar aquela função perfeitamente. Por vezes o local onde se trabalha é que terá de sofrer algumas alterações e também as próprias pessoas sem dificuldade na empresa necessitam de adaptar-se a esta nova inclusão.
Continuação de um bom trabalho…
Um exemplo de profissão do futuro é o Gamer Designer.
A responsabilidade do game designer é cuidar de todo o planeamento da interface, interatividade, enredo e mecânicas do jogo que deverão entreter o jogador. Basicamente, é o profissional que pensa em formas de tornar o jogo divertido, interativo e interessante para o público.
O gamer designer pode trabalhar em agências de publicidade, produtoras de vídeo e cinema, desenvolvimento de software e empresas de desenvolvimento de jogos.
As principais características destes profissionais são boa comunicação, o gosto pelos jogos de entretenimento e trabalho em equipa.
O ensino online é cada vez mais uma prática a ser explorada, particularmente nos tempos que correm. É de notar que este implica uma separação física entre o estudante e o professor, o que implica a utilização constante da tecnologia como mediação entre ambos. São geralmente orientados por tarefas e/ou aulas semanais ou quinzenais, que puxam pela auto-aprendizagem dos estudantes (têm de ter consciência de que ele é o principal responsável pela sua aprendizagem), dotando-o de uma grande flexibilidade (podendo aceder à plataforma a qualquer altura do dia) e incentivando a um sentido de responsabilidade mais autónomo (sabendo que têm de respeitar as condições que lhe são apresentadas, de modo a tirar um maior partido da sua aprendizagem). É também aconselhável que os utilizadores escolham qual o contrato de aprendizagem que pretendem adotar, de modo a que consigam realizar adequadamente todas as tarefas.
Na minha ótica, creio que se as empresas ou instituições, que recebam trabalhadores com qualquer nível de deficiência, se adaptarem (bem como os demais trabalhadores que nela estão empregados) e tiverem mais espírito de inclusão (e menos preconceito), creio que os alicerces estão montados, para a existência de um bom ambiente de trabalho e também para um desempenho de qualidade por parte desses trabalhadores com deficiência.
Na minha opinião a maior parte das profissões pode ser adaptada para pessoas portadoras de deficiências, desde que o procedimento das mesmas seja adaptado também
Existe profissões que podem facilmente ser desempenhadas por pessoas com DID, e as que não podem, podem-se restruturar e adaptar para que possam ser desempenhadas por essas pessoas.
9 Comments