Course for mentor

This content is protected, please login and enroll course to view this content!
14 Comments
Andreiasofia
Posted on 22:09 - 18 de March, 2020

Na minha opinião todos nós podemos ser empreendedores, mesmo sendo por vezes díficil. Com boa vontade, acho que tudo se consegue. Atualmente muitos jovens abrem o seu próprio negocio, sem ajuda de ninguém. O caso que conheço da rapariga com trissomia, a mãe e a família ajudou-a e ajuda-a no dia a dia, mas ela quis e conseguiu e tem responsabilidade com aquele sítio e sabe o que tem de fazer.

    ESES Ctec
    Posted on 9:51 - 20 de March, 2020

    Muito obrigado Andreia pela tua partilha. Sem dúvida que “todos nós podemos ser empreendedores”, mas com a ajuda dos mentors será possível a construção/mentoria dos negócios. É muito interessante a partilha da jovem com trissomia, será um exemplo/inspiração para muitos mais jovens com dificuldade.

    Muito obrigado,
    Mário José

andreiar
Posted on 14:10 - 3 de April, 2020

Existem várias vantagens por trabalhar por conta própria, como por exemplo: Maior autonomia no trabalho e na gestão das tarefas a realizar; Mais fácil gestão do tempo e, consequentemente, possibilidade de ter mais tempo livre para a família e o lazer; Maior motivação por fazer o que realmente gosta, no contexto que mais gosta e quando se sentir mais produtivo; Sem conflitos hierárquicos ou de poder; O lucro não é repartido, é apenas para si; Maior segurança no trabalho; Maior realização pessoal; Menor tributação dos rendimentos; Redução das despesas de transporte e alimentação, no caso de fazer tele-trabalho.
Mas existe também desvantagens, como por exemplo: Necessidade de investimento inicial para colocar o projeto em marcha, incluindo infraestruturas e material; Atividade de maior risco que exige otimismo constante e perseverança para ultrapassar os obstáculos; Sem horário de trabalho, ou demasiado prolongado, sobretudo na fase inicial do negócio; Dificuldade inicial para se mostrar ao mercado e aos potenciais clientes e para se impor perante a concorrência; Isolamento e solidão, sobretudo se optar por ser freelancer e trabalhar maioritariamente em casa; Oscilações de rendimento.

    ESES Ctec
    Posted on 10:14 - 8 de April, 2020

    Obrigado Andreia pela excelente partilha das vantagens e desvantagens de trabalhar por conta própria. A maior autonomia, a fácil gestão de tempo, mais tempo para a família e lazer, maior motivação, são muito importantes para alguém iniciar um trabalho por conta própria. Claro que existe algumas questões como a ajuda para iniciar o negócio, o horário inicial não ser o desejado, entre outros aspetos, que podem ser sempre colmatados pela ajuda de especialistas nessa área. Dessa forma nunca será um método desistir mas sim persistência e muita motivação para alcançar os objetivos. A família/amigos têm um papel fundamental na ajuda do início do trabalho por conta própria.
    Continuação de um bom trabalho…

goncalovitorino
Posted on 15:22 - 9 de April, 2020

Nos dias que correm, tornar-se num auto empreendedor é mais acessível do que antigamente, especialmente por causa da internet. Muitos dos casos, o que começou por pura brincadeira é agora o um trabalho sério de full-time de grandes empresas e/ou marcas registadas – a título de exemplo alguns Youtubers, Instagramers e Bloggers.
Ser auto empreendedor tem algumas vantagens, como: Ser o seu próprio patrão, tendo a possibilidade de gerir o seu trabalho como, quando e onde o entender realizar; Trabalhar numa área que lhe dá prazer, sendo que este será mais produtivo e o conteúdo dos seus projetos serão de elevada qualidade e utilidade.
Mas também o auto empreendedorismo tem desvantagens, algumas sendo as seguintes: Haverá uma altura em que o solicitado será mais exigente do que os recursos disponíveis do empreendedor, tendo este de investir monetariamente em recursos de uma quantia que, por vezes, o empreendedor ainda não possui; O empreendedor tem uma elevada responsabilidade, em que muitos dos cassos tem de lidar com contratempos totalmente sozinho, para tal, precisa de uma elevada capacidade mental e estabilidade emocional forte.
Como exemplo de auto empreendedor, tenho uma colega que sempre demonstrou uma grande paixão pela área da nutrição e bem-estar físico. O que começou no Instagram, ao partilhar dicas, receitas e planos de treino para uma vida saudável aos os seus amigos, colegas e família; hoje tem uma quantidade bastante significativa de seguidores e admiradores do seu conteúdo. Em junção com o seu namorado, um personal trainer, tem a sua própria entidade digital patrocinada por várias marcas conhecidas na área da nutrição – por exemplo, uma das marcas patrocinadoras é a Prozis.
Em suma, no meu ponto de vista, o essencial dos essenciais num auto empreendedor é gostar realmente da área para que se trabalha e ter iniciativa própria.

    ESES Ctec
    Posted on 16:44 - 14 de April, 2020

    Obrigado Gonçalo pela partilha do self-employment. Está muito completo com as vantagens e desvantagens.
    Continuação de um bom trabalho!

monicamendoncac
Posted on 9:44 - 13 de April, 2020

Tudo é possível, basta querer e fazer. Por isso acho que com os apoios fundamentais é possível para pessoas com DID terem o seu próprio trabalho.

    ESES Ctec
    Posted on 16:18 - 14 de April, 2020

    Concordo Mónica. Tudo é possível… As pessoas com DID necessitam de alguma ajuda para iniciar o seu próprio emprego, mas todos nós necessitamos. Por vezes essa ajuda poderá surgir de familiares, pessoas que acreditam em nós, empresas, etc.

adrianarodrigues
Posted on 18:38 - 18 de April, 2020

Atualmente ser empreendedor e trabalhar por conta própria é o sonho de muitas pessoas e a ideia de não ter alguém hierarquicamente superior é o passo que faz muitos ganharem criatividade e criarem empresas com ideias inovadoras e de sucesso.
Algumas vantagens desta modalidade de trabalho são maior autonomia no trabalho e na gestão de tarefas, facilidade na gestão de tempo, motivação extra por trabalhar em algo que o empreendedor realmente gosta, inexistência de conflitos hierárquicos ou de poder, o lucro não é repartido e há uma maior realização pessoal.
Como desvantagens, por exemplo, o maior investimento inicial, é uma atividade de risco que exige muito otimismo, não ter horário de trabalho (o que pode levar a trabalhar mais horas que o suposto) e oscilações de rendimento.
No Instagram, podemos ver os inúmeros casos de jovens que iniciam os seus próprios negócios e que em tão pouco tempo atingem um grande número de seguidores e consequentemente um grande sucesso na venda dos seus produtos.

simonlopes
Posted on 16:37 - 19 de April, 2020

Existem vários motivos pelos quais empreendedores de sucesso decidem seguir o seu sonho por empreendedorismo. Tais motivos podem ser vistos como incentivos na hora da decisão de se dedicar de forma integral à criação do próprio emprego. Entre os quais, podemos destacar que não há limites para aquilo que o empreendedor pode atingir, este poderá ter um impacto significativo na vida das outras pessoas, e os seus sonhos e ambições poderão ter o destaque que merecem. São diversas as vantagens que este tipo de negócio pode trazer para o seu criador, como a grande liberdade e autonomia que este pode ter, a flexibilidade de horários, a paixão pelo que faz, a estabilidade, e a maior gestão dos seus rendimentos e lucros.

Pedro Amendoeira
Posted on 19:19 - 20 de April, 2020

Na minha opinião, creio que se houver vontade é meio caminho andado para o sucesso. No caso de pessoas com DID, que muitas vezes têm mais vontade e espírito empreendedor que as pessoas que não sofrem desta condição, creio que com a pessoa indicada para os guiar, podem trazer aspetos bastantes positivos no mercado de trabalho.

    ESES Ctec
    Posted on 9:28 - 22 de April, 2020

    Muito obrigado Pedro. Pessoas com DID também poderão ser excelentes empreendedores. Claro que por vezes necessitam de pessoas para os guiar, mas todos nós precisamos dessas pessoas (família, amigos, etc).

Tiago Mestre
Posted on 22:20 - 20 de April, 2020

Todos nós podemos ser empreendedores, mesmo as pessoas com dificuldades. Basta querer, ter boa vontade e determinação que tudo se consegue. Portanto com isso eu acho que com os respectivos apoios é possível que pessoas com DID tenham o seu próprio trabalho

Ricardo_pme
Posted on 15:33 - 23 de April, 2020

Querer é poder! , se houver dedicação e força de vontade consegue-se tudo, é importante frisar que tem que haver incentivos para haver motivação, com motivação e força de vontade todos conseguem desenvolver aptidões fantásticas

Leave a Reply